Spiraphar 10 com 12 comprimidos
Cód: Saúde oral
Ou em até 2x de R$ 44,45
Cód: Saúde oral
Antimicrobiano indicado no tratamento de infecções bucodentárias, gástricas e intestinais de cães e gatos, causados por microorganismos sensíveis à espiramicina e ao dimetridazol.
Spiraphar® 5: Caixa com 32 comprimidos
Spiraphar® 10: Caixa com 12 comprimidos
Spiraphar® 5
Cada comprimido contém:
Espiramicina...................150.000 UI
Dimetridazol......................20,0 mg
Excipiente........q.s.p..........120,0 mg
Spiraphar® 10
Cada comprimido contém:
Espiramicina...................900.000 UI
Dimetridazol.....................125,0 mg
Excipiente.......q.s.p...........600,0 mg
Spiraphar® 5
Administrar por via oral: 1 comprimido/1,6 kg/dia
Duração do tratamento: no mínimo 5 dias.
Spiraphar® 10
Administrar por via oral 1 comprimido/10 kg/dia
Duração do tratamento: no mínimo 5 dias.
A espiramicina é um antibiótico macrolídeo produzido pelo crescimento de certas cepas de Streptomyces ambofaciens. A atividade antimicrobiana desta substância dá-se pela interferência sobre a síntese protéica bacteriana através de sua ligação reversível com a subunidade 50S do ribossomo, o que impede a translocação necessária para o crescimento da cadeia polipeptídica que formará as proteínas.
Os macrolídeos são ativos contra a maioria das bactérias Gram-positivas, tanto aeróbicas quanto anaeróbicas. Em geral, essa substância não é ativa contra bactérias Gram-negativas, embora algumas cepas de Pasteurella, Haemophillus e Neisseria sp possam ser sensíveis.
O dimetridazol é um composto da família dos nitroimidazóis. Seu mecanismo de ação parece ocorrer pela interferência sobre a estrutura helicoidal do DNA, o que desencadeia a quebra de filamentos da estrutura daquela molécula e, conseqüentemente, a perda de sua função.
Essa substância é muito efetiva contra bactérias anaeróbicas obrigatórias e protozoários. Os princípios ativos que compõem Spiraphar® apresentam perfis farmacocinéticos bastante semelhantes.
Após administração oral, o produto é rapidamente absorvido alcançando picos plasmáticos entre 1 e 2 horas. Sua distribuição é ampla por todos os tecidos do organismo e, particularmente o dimetridazol atravessa tanto a barreira hematoencefálica quanto a placentária.
Após metabolização hepática, quantidades alteradas e inalteradas do produto são excretadas pelas vias urinária e biliar.
Eficaz contra as bactérias da cavidade oral, completando os tratamentos (pré e pós) cirúrgico e odontológico.
Pode ser usado em casos de infecções gástricas e intestinais.
Casos de hipersensibilidade (febre, eosinofilia e erupções cutânes) e distúrbios gastrintestinais (anorexia, náusea, vômito e diarreia) podem ser observados com o uso do produto. Em casos de superdosagem, podem ser observados neuropatia periférica, ataxia, tremores e convulsões.
Em qualquer um desses casos, recomenda-se a interrupção do tratamento.
Cães com isquemia miocárdica aguda ao serem tratados com antibióticos macrolídeos podem desenvolver taquicardia ventricular e fibrilação.
36 (trinta e seis) meses após a data de fabricação.